domingo, 19 de janeiro de 2014

Madrid - primeiro dia - fazendo o reconhecimento da área – PARTE II.

PARTE II: Puerta Del Sol e Gran Via
30/12/2013

Após sairmos do Mercado de San Miguel e acharmos alguns restaurantes e bares que estavam na nossa lista de indicações como o La Daniela e o El Botín, andamos até a Puerta Del Sol. Tudo é muito perto!!!

Como era de se esperar, a praça estava simplesmente lotada, muita gente para todos os lados, artistas de rua, e a imprensa preparando a transmissão do réveillon mais famoso de Madrid, que acontece ali.

A praça estava tão cheia que, simplesmente, não conseguimos achar a estátua "del Oso y el Madroño".

ESPANHA - MADRID -  PUERTA DEL SOL TOMADA PELA MULTIDÃO
ESPANHA - MADRID -  PUERTA DEL SOL 
ESPANHA - MADRID -  PUERTA DEL SOL
Em seguida, caminhamos em direção a Gran Via. A Champs Elysèe espanhola.

Apesar de já esperar, me chamou atenção o tamanho da loja do El Corte Engles. Me pareceu maior que a Macy's em NY, mas não é. Uma outra loja muito bacana, original de Madrid, mas  que conhecemos em NY e que achamos em todos os cantos da Capital espanhola foi a Desigual. Linda e com roupas e acessórios mais lindos ainda!

A Gran Via é fantástica, uma avenida de respeito, com belos prédios que abrigam diversas lojas de grife.

ESPANHA - MADRID -  GRAN VIA
Depois de muito andar pela Gran Via, paramos para lanchar no famoso "100 Montaditos".  Conhecido pelos seus ótimos sanduíches e seu preço inacreditável.

Por ser uma segunda-feira, todos os "montaditos" do cardápio estavam por 0,50 Euros e a "jarra" (caneca) de cerveja por 1,5 Euro!!!

Resultado da conta: 10 montaditos variados, uma caneca de cerveja grande e outra de "vino verano" = 8 Euros!!!! Surreal!

E mais, os pequenos sanduíches são muito saborosos, como disse minha mãe: se fosse só o pão já estaria bom.

A casa é linda, mas um pouco "nervosa", eu diria, se já deve ser cheia no dia-a-dia, imaginem  com a cidade lotada e em plena Gran Via.

ESPANHA - MADRID -  CERVECERIA 100 MONTADITOS
ESPANHA - MADRID -  CERVECERIA 100 MONTADITOS
ESPANHA - MADRID -  CERVECERIA 100 MONTADITOS
No final da noite, pegamos nosso primeiro metrô em Madrid, as primeiras impressões são foramas melhores, muito organizado e limpo. Compramos o tíquete para 10 viagens a 12,20 Euros, que vale muito a pena, visto que a passagem individual custa 2 Euros.

E assim terminou o nosso primeiro dia na capital espanhola.

Até o próximo post!

Ana Paula Pires - Doida pelo Mundo

Madrid - primeiro dia - fazendo o reconhecimento da área - PARTE I

30/12/2013

Parte I: Plaza Santana, Plaza Mayor e Mercado de San Miguel.

Depois de um breve pit stop de uma hora após chegarmos ao hotel, ganhamos as ruas.
Eu, O Doido e meus pais, "Seu" Paulinho e Ana Lúcia.

O dia estava lindo, sol, céu azul e um frio suportável. Confesso que achei que a temperatura ia estar mais alta, mas estava tranquilo, cerca de 4 graus.

Saímos andamos pela Calle Atocha, onde ficava nosso hotel (Husa Paseo Del Arte), admirando e bela arquitetura madrilenha e suas ruelas charmosas.

Nossa primeira parada foi na Plaza Santana. Uma linda pracinha, que deve ser bem agitada no verão e na primavera por conta de seus bares ao redor.
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA - ME IDENTIFIQUEI!!!!
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA
ESPANHA - MADRID - PLAZA SANTANA
Seguimos andando até chegar a famosa Plaza Mayor, onde cheguei a uma constatação que esperava mudar durante a viagem, mas que continuou até o último minuto: dificilmente volto a viajar no final do ano.

Sabia que tudo estaria cheio, afinal estamos tratando de uma comemoração que acontece no mundo todo, mas não esperava tamanha multidão. Difícil de circular, muita gente por todos os lados, artistas de ruas com platéias cheias, crianças, adultos, idosos... Todo mundo já comemorando o ano novo que estava para chegar.

Alegria para todos os lados, mas não posso negar que prefiro a tranquilidade de admirar o lugar sem tanta interferência.

Me chamou atenção a quantidade de barracas e ambulantes vendendo perucas, máscaras, fantasias, enfim, um monte de quinquilharia para as pessoas se enfeitarem na noite do dia 31. Sinceramente, parecia a 25 de Março.

Resumindo: muito mal conseguimos contemplar esse lugar tão emblemático, mas sabíamos que iríamos voltar em outro dia sem tanta confusão para descrevermos melhor o lugar.

ESPANHA - MADRID - PLAZA MAYOR
ESPANHA - MADRID - PLAZA MAYOR
ESPANHA - MADRID - PLAZA MAYOR
Como já era esperado por nós quatro, a fome apertou e seguimos para o mercado de San Miguel, que fica muito perto dali.

Assim como na Plaza Mayor, uma enorme quantidade de gente agitava o local. Difícil andar e até mesmo conseguir chegar perto dos balcões.

O mercado é simplesmente lindo, todo de vidro, uma arquitetura deslumbrante.
No seu interior, comida refinada de todos os tipos, "tapas" de dar água na boca. Vontade de comer tudo.

O mercado de San Miguel em nada me lembrou o Mercado Municipal de São Paulo, que é maior e muito mais "feira", com seus boxes maravilhosos de frutas, peixes, etc...
O mercado de San Miguel, eu diria que é mais gourmet. Mas amo os dois!

Comemos e bebemos em pé, circulando pelo mercado, assim como todos estavam fazendo. Não posso negar que tanta confusão não me agrada. Fiquei um pouco mal humorada, o que não me impediu de deliciar as tapas de polvo, que eu amei!

Mesmo não tendo restaurantes lá dentro, apenas boxes com mesinhas, que ficam no centro do mercado, comuns a todos, vende-se cerveja, chopp, vinho , etc... em taças de vidro, que são recolhidas a medida que as pessoas deixam nessas mesas e os funcionários do mercado recolhem, lavam e devolvem aos boxes.

ESPANHA - MADRID - MERCADO DE SAN MIGUEL
ESPANHA - MADRID - MERCADO DE SAN MIGUEL
Se pensam que a tarde acabou aí, se enganaram!!! Ainda rodamos muito.

No próximo post!
Ana Paula Pires - Doida pelo Mundo